Verão

Previsão Climática - 3 meses

Previsão para Janeiro, Fevereiro e Março de 2018

Precipitação:

No trimestre a chuva deve manter-se com valores próximos da média climatológica na maior parte de SC, persistindo a condição de chuva mais frequente na região da Grande Florianópolis e norte do Estado, com totais acima da média.

Destaque: no verão são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda acompanhamento diário dos boletins informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em janeiro, fevereiro e primeiros dias de março a chuva convectiva (curta duração) típicas de verão ocorre com frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada. A média mensal é de 130 a 230mm mais altos em Janeiro e Fevereiro, e no Oeste e Litoral do Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem rápida de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuva mais intensa especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde).

Ciclones extratropicais em janeiro e fevereiro são menos frequentes do que em março, mas quando ocorrem intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Temperatura:

A previsão é de temperatura dentro a acima da média climatológica no trimestre. A nebulosidade no Oeste catarinense pode deixar as temperaturas máximas abaixo do esperado para a época do ano, enquanto no Litoral a tendência é de temperaturas mais elevadas. Em janeiro e fevereiro de 2018 pelo menos duas ou três ondas de calor devem manter alta a temperatura, por vários dias consecutivos.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No último trimestre as águas permaneceram frias no Pacífico equatorial, com maior resfriamento no mês de novembro (Figura 1), com valores de TSM em torno de –0,8°C nos El Ninho 3 e 4 e próximo a -1,0°C no El Ninho 1+2 a –1,5°C. No Pacífico Equatorial, além da temperatura abaixo da média, os ventos ficaram mais intensos nos baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), a convecção diminuiu na linha de data e aumentou na região da Indonésia configurando o padrão de La Ninha. Nos últimos dias de dezembro foram registrados valores de -0,5 a -3,5°C (Figura 2). Os modelos numéricos de previsão indicam que o fenômeno La Niña persiste durante o verão, com intensidade fraca a moderada.

ultima asst

Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico Pacifico, em novembro de 2017.

plano
Figura 2 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico Pacifico, nos dias 22 a 29 de dezembro de 2017.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima e Gilsânia Cruz (Meteorologistas)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM e IFSC.

Contato Previsão
phone2 (48) 99143-0262