Outono

REVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTACATARINA

Abril, Maio e Junho de 2018

Precipitação:

No trimestre (abril, maio e junho) os totais de chuva estarão próximos da média em SC. Em abril a chuva estará entre próximo e abaixo da média climatológica na maior parte das regiões catarinenses. Nos meses de maio e junho a chuva fica na média, porem ligeiramente abaixo em maio no Litoral (Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte).
:
em abril ainda ocorrem temporais com granizo e ventania, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Ressalta-se que eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda acompanhamento diário dos boletins informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

A partir de abril as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média mensal em abril, maio e junho é de 120 mm a 170mm no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, mais altos no Extremo Oeste e em junho. No Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte a média mensal é de 90 mm a 110 mm e varia e de 70 a 90 mm no Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Durante o outono ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina causando vento intenso,mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura:

No outono de 2018 a temperatura fica na média climatológica, em todas as regiões de SC. A partir de abril chegam as primeiras massas de ar frio, com formação de geada e nevoeiros em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul. A partir de maio, as massas de ar frio devem chegar ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, com formação de geada ampla em Santa Catarina. Episódios de neve podem ocorrer associados a massa de ar frio, especialmente no Planalto Sul.

São caraterísticas do outono: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 26°C), especialmente no mês de maio; grande amplitude térmica diária(diferença de temperatura mínima máxima) e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

TemperaturadaSuperfíciedoMar(TSM):

As águas continuaram frias no Pacífico equatorial no último trimestre, com valores de anomalia de TSM em torno de -0,7°C nos El Ninho 3 e 4 e no 1+2 em fevereiro (Figura 1). No Pacífico Equatorial os ventos continuaram fracos nos baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), a convecção diminuiu na linha de data (180°W) mantendo o padrão de La Ninha. Nos últimos dias de março foram registrados valores de anomalia próximos de -2,0 e -3,5°C na região do El Ninho 1 + 2, próximo da costa do Peru (Figura 2). Os modelos numéricos de previsão indicam que o fenômeno La Niña com intensidade fraca, tende a evoluir para neutralidade durante os meses do outono.
imax
Figura 1 -
Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico ePacifico,em fevereiro de2018.
imaxx3
Figura 2 - Anomalia da TSM noPacifico, nos dias 19 a 26 de maço de 2018.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima e Clovis Corrêa (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, ALERTABLU, NSC e RIC TV.