Outono

Maio, Junho e Julho de 2019

Outono com El Niño fraco e chuva acima da média em SC

Precipitação:

Previsão de chuva acima da média climatológica, no trimestre. Os meses de maio e junho têm indicativo de chuva mais significativa, com valores acima da média. O fenômeno El Niño deve causar nebulosidade e chuva frequente no Estado.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda acompanhamento  diário dos boletins informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):
No trimestre os valores de chuva variam de 130 a 170 mm mensais no Oeste e Meio Oeste, e de 90 e 110 mm do Planalto ao  Litoral. As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias,
sistemas de baixa pressão vórtices ciclônicos.

Durante o outono os ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura:

No trimestre a temperatura estará acima da média climatológica, em SC. Em maio a temperatura mínima apresentará valores um pouco mais elevados devido à maior ocorrência de nebulosidade e chuva. As massas de ar frio devem chegar ao Sul do Brasil provocando frio, porém pouco prolongado, devido ao fenômeno El Niño.

São características do outono: a ocorrência de geada nas áreas mais altas de SC; veranicos ou períodos de dias consecutivos com temperatura mais elevada (acima de 30°C nas localidades mais quentes do estado como o Vale de Itajaí e Litoral Norte), especialmente no mês de maio; grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima máxima); e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

TemperaturadaSuperfíciedoMar(TSM):

No mês de março de 2019 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram valores de anomalia positiva de TSM de 1,0°C a 2,0°C (Figuras 1 e 2). Na área de monitoramento do Pacífico o aquecimento da TSM observado, valores de radiação de onda longa (ORL) baixa (maior nebulosidade) e o vento em médios e baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios) muito fracos indicando o acoplamento atmosférico característico do fenômeno El Niño. Os modelos numéricos de previsão indicam atuação do El Niño Fraco durante o outono de 2019, tendendo a se estender na estação seguinte (inverno).

TSM2019 ABRIL
Figura 1 -
Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico Pacifico, em março de 2019.

TSM2019 ABRILsemana
Figura 2 - Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, nos dias 14 a 20 de abril de2019.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima(Meteorologista)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC e NSC