EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Epagri inicia estudo no estuário do rio Camboriú

estudo rio camboriu

A Epagri está executando um projeto financiado pelo CNPq que tem como objetivo estudar a dispersão de contaminantes no estuário do rio Camboriú e praias adjacentes. Estão previstas diversas atividades, como o monitoramento ambiental, acompanhamento das marés, monitoramento da vazão do rio Camboriú e a simulação em computador da dinâmica das águas no estuário (modelagem numérica hidrodinâmica).

Pesquisadores de dois centros especializados da Epagri (Ciram e Cedap) iniciaram, no último dia 15 de fevereiro de 2018, o trabalho de campo usando um equipamento capaz de medir a profundidade do estuário e a intensidade e direção da correnteza da água que circula na região.

Os dados coletados serão cruzados com informações de nível de maré que vem sendo registrados por equipamento específico (marégrafo) que está instalado na região costeira adjacente. Os dados coletados nessa primeira etapa do projeto servirão como base para as simulações em computador da dinâmica da água (modelo hidrodinâmico) e posteriormente para as simulações da dispersão de poluição no estuário.

Essa etapa inicial tem grande importância para o projeto, uma vez que ela será base para todo o estudo e por isso a expectativa é grande entre os pesquisadores envolvidos.

Maiores informações podem ser obtidas com o pesquisador Dr. Luis H.P. Garbossa (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)