EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono2.png

Rede maregráfica da Epagri/Ciram refina cálculo da tábua de marés para SC

Com o objetivo de uniformizar e refinar a previsão da altura das marés para Santa Catarina a equipe de monitoramento costeiro da Epagri/Ciram recalculou a previsão das tábuas de marés para 10 pontos do litoral Catarinense*.

Para tanto, em janeiro de 2019, foram compilados dois anos de dados medidos (2017/2018) com frequência de amostragem de 15 minutos, totalizando 70.080 leituras/estação. Com auxílio do software Pacmare 2003, foram extraídas para cada ponto as constantes harmônicas que caracterizam a influência astronômica sobre o nível do mar. Finalmente, a maré astronômica (previsão) foi recalculada para cada ponto para um período de 19 anos, com frequência amostral de 15 minutos (cerca de 666.240 valores por estação)

O recalculo das marés astronômicas vai permitir uma melhor previsibilidade do comportamento das marés, aumentando a segurança para usuários envolvidos em operações de navegação, pesca artesanal, maricultura, e previsão de alagamentos nos centros urbanos do litoral, entre outras utilidades.

Para ilustrar a qualidade do trabalho realizado, em semanas com pouca influência das condições meteorológicas sobre o comportamento do nível do mar, a maré medida deve se aproximar ao máximo da previsão astronômica. Na figura acima são apresentados os dados das marés medida e prevista para o porto de Imbituba no período de 18 a 22 de fevereiro de 2019, verificando-se uma superposição quase total entre as mesmas.

Acompanhe em tempo real o monitoramento da maré no Litoral On-Line.

* Ilha da Paz, Itapoá, São Francisco do Sul, Barra Velha, Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna, Balneário Rincão e Passo de Torres