EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:23/09 Fim:22/12
primavera1.png

Epagri/CIRAM reativa estação maregráfica em Passo de Torres/SC

1WP 20170621 Matias

Após um período prolongado de inoperância devido a repetidos atos de vandalismo, a equipe de técnicos da Epagri/Ciram reinstalou completamente a estação maregráfica de Passo de Torres, no final do mês de maio de 2019. Localizada no Rio Mampituba, que divide Santa Catarina do Rio Grande do Sul, a estação maregráfica registra e transmite dados importantes para os pescadores de Passo de Torres. Aliás, a pesca é a principal atividade econômica deste município cuja a população tem poucas alternativas de renda.

O monitoramento da altura da maré em tempo real permite que pescadores e navegantes em geral possam “varar” a boca dos molhes do rio Mampituba com segurança, local com muitos acidentes náuticos devido à pouca profundidade no local. Junto com o sensor de nível, também foi instalado no local um sensor de temperatura da água. Dado a localização, os dados de temperatura do mar são importantes para acompanhar a entrada de águas mais frias na costa catarinense, como na pesca da tainha, por exemplo. A estação maregráfica de Passo de Torres faz parte da rede de monitoramento costeiro da Epagri, que conta com 11 estações ao longo de toda a costa de Santa Catarina.

Os dados de maré, assim como vento, precipitação, pressão atmosférica, temperatura da água, entre outros, podem ser acessados em tempo real no sítio Litoral Online.

Acesse o Litoral On-Line !

Contato:

Matias Boll
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (048) 36655174

2WP 20170621 Matias

3WP 20170621 Matias