Verão
verao3.png

Pesquisador da Epagri/CIRAM apresenta trabalho no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

guilherme miranda1

O XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos _ ABRHidro, ocorreu em Foz do Iguaçú (PR) entre os dias 24 à 28 de novembro de 2019. O tema do Simpósio foi: Água Conecta. Tema bastante abrangente que permite conectar nossas atividades profissionais e individuais. Água conecta pessoas e organizações; água conecta culturas e povos; água conecta ciência, tecnologia e inovação; água conecta conhecimento e mercado; água conecta saúde pública, saúde ambiental, qualidade de vida; água conecta energia, agronegócio, transporte hidroviário, indústria, infraestrutura; água conecta governos, sociedade e governança.

Na oportunidade o pesquisador da Epagri/Ciram, M.Sc. Guilherme Xavier de Miranda realizou a apresentação de trabalhos e posters com os seguintes títulos: 1 - AVALIAÇÃO DO IMPACTO ECONÔMICO DO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO NO CONTROLE DE ENCHENTES EM CONCORDIA/SC; 2 - OPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE CONTENÇÃO DE CHEIAS ATRAVÉS DE APLICATIVO MOBILE USANDO O MÉTODO NUMÉRICO DE RUNGE E KUTTA DE 4ª ORDEM e 3 - VALORAÇÃO DO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO PARA O ESTADO DE SANTA CATARINA.

Todos os trabalhos tiveram boas repercussão junto á comunidade técnica e científica da ABRHidro. No trabalho de valoração do monitoramento hidrológico, técnicos da ANA ficaram impressionado com a informação gerada e a metodologia de cálculo utilizada pelo trabalho, visto que não imaginavam que existia tanto acesso a informação gerada pela Epagri, cerca de mais de 610 mil acessos anualmente somente no Sistema Rios On-line.

No trabalho de avaliação do impacto econômico no monitoramento do controle de enchente em Concórdia, a manifestação do público que assistiu a apresentação e tirou dúvidas durante o pôster, foi em relação a forma de avaliar os impactos diretos e indiretos econômicos. Em relação ao trabalho de operação de reservatório através de um aplicativo mobile, teve repercussão junto aos técnicos dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Professores e alunos da UFSM ficaram de manter o contato para que prefeitos das bacias dos rios Taquari e Santa Maria visitem o projeto de Concórdia para conhecer e difundir a experiência do Projeto e da Parceria estabelecida entre a Epagri, Prefeitura de Concórdia e Comitê Jacutinga.

Todos os participantes elogiaram o trabalho executado pela Epagri/Ciram em relação ao monitoramento ambiental realizado pelo Estado de Santa Catarina e parabenizaram toda a equipe pelo excelente trabalho executado para a sociedade catarinense, sendo uma empresa de referência no setor de extensão e pesquisa agropecuária.

Contato:

Guilherme Xavier de Miranda Jr