EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:20/06 Fim:22/09
inverno4.png

Evolução da Apicultura Digital em Santa Rosa do Sul

apis santarosasul hamilton130220

Os pesquisadores e técnicos da Epagri/CIRAM juntamente com os professores do IFC de Santa Rosa do Sul discutiram a possibilidade de ampliar as pesquisas e resultados no âmbito do projeto Tecnologias Ambientais na Apicultura.

O propósito foi o de melhorar a qualidade da transmissão horária dos dados, aumentar para três colmeias o monitoramento digital, possibilidade de utilizar a ciência da homeopatia na defesa das abelhas frente à pragas e doenças e discutir os detalhes de desenvolvimento e implantação de um sistema de reconhecimento digital de padrões dos favos de crias das colmeias por meio de inteligência artificial.

Conforme o responsável pelo desenvolvimento desta tecnologia, Dr. Carlos Araujo da Epagri Ciram as questões à serem abordadas seriam: o que se deseja identificar ou fazer contagem, classe de tamanho dos alvéolos, alvéolos operculados ou abertos, qualidade da imagem digital e algoritmos de reconhecimento de padrões e tipologia matemática. Os resultados irão subsidiar as pesquisas relacionadas ao comportamento das colmeias frente à dinâmica das variáveis ambientais.

As mudanças climáticas e outros fatores ameaçam os insetos polinizadores e o projeto deve evoluir para buscar respostas à inúmeras perguntas científicas da atualidade.

Conforme estudo publicado na revista "Science, “Os pesquisadores descobriram que as populações de mamangabas recentemente diminuíram 46 por cento na América do Norte e 17 por cento em toda a Europa quando comparadas com o período base de 1901 a 1974 As temperaturas mais altas ligadas às mudanças climáticas, especialmente extremos como ondas de calor, estão contribuindo para o declínio dessas criaturas peludas e gordinhas, de acordo com um novo estudo publicado na revista "Science". (https://www.nsctotal.com.br/noticias/estudo-mostra-que-a-mudanca-climatica-e-prejudicial-as-abelhas).

O projeto conta com várias unidades instaladas nas diversas regiões ecológicas de Santa Catarina nos municípios de São Miguel do Oeste, Videira, Caçador, Bela Vista do Toldo, Bocaina do Sul e Santa Rosa do Sul e Santa Terezinha.

As unidades de Bocaina do Sul e Santa Terezinha tem o propósito de avaliar a produção do mel da cochonilha da árvore Bracatinga para subsidiar à implantação da Indicação Geográfica deste mel, denominado Mel de Melato. Este mel é muito apreciado pelos europeus pelas suas qualidades e pureza.

Contato:

Hamilton Justino Vieira

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: 36655173