EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:20/06
outono2.png

Maré alta e alagamentos em SC

De sábado à tarde (23/05) a domingo (24/05) há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado principalmente pelo vento do quadrante sul que empilha água na costa, influência da lua nova e de um ciclone extratropical no litoral do RS e Uruguai que gera ondas altas, mar grosso e ressaca no litoral catarinense com picos de onda de 2,0 a 4,0 m, mais altos ao sul de Florianópolis e afastado da costa.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – Centro Sul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros. Cabe salientar que os alagamentos começam algumas horas antes e se estendem por algumas horas após os horários de pico, dependendo da intensidade do fenômeno.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na Tabela 1, em litoral on line e maregrama no site do Ciram:

tabela

Argeu Vanz – Oceanólogo

Marilene de Lima - Meteorologista