Inverno
inverno3.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Monitoramento Hidrológico para Eventos Extremos em Santa Catarina – Sala de Situação – ANA/EPAGRI/Ciram
Sala de Situação - ANA/EPAGRI/Ciram

Problema:
Com as informações hidrometeorológicas estão dispersas, não são visualizadas na forma de um conjunto, não havendo análise sistemáticas das informações dentro de um intervalo de tempo pré-estabelecido. Os profissionais dessas áreas correlatas estão dispersos em salas separadas observando apenas elementos de sua área de conhecimento de maneira isolada e não interagindo em conjunto para melhorar as previsões. As redes hidrometeorológicas não estão integradas adequadamente para as repostas em tempo real.

Objetivos:
Ojetivo: Implantar um sistema integrado de acompanhamento de eventos hidrológicos críticos, prevenindo e minimizando os efeitos de estiagens e enchentes. Objetivos específicos: 1) Integrar as redes de estações hidrometeorológicas distribuídas em Santa Catarina, aumentando a cobertura e melhorando o acompanhamento dos eventos extremos; 2) Implantar uma Sala de Situação reunindo profissionais de deferentes áreas para permitir análises conjuntas das informações em tempo real; 3) Disponibilizar informações em tempo real de eventos críticos, através de boletins e avisos para toda a sociedade.

Metodologia:
Para auxiliar na operação do Acordo de Cooperação Técnica nº 025/2012 entre ANA e EPAGRI, será instalado uma estrutura física da EPAGRI/CIRAM, objetivando apoiar a implantação do sistema de previsão de eventos hidrológicos extremos. A Equipe de Escritório da EPAGRI/CIRAM irá acompanhar o monitoramento, processamento e difusão de dados e informações de sistema de previsão de eventos hidrológico críticos, através da emissão de boletins publicados nos dias uteis da semana e aviso hidrológicos em situação de eventos extremos de cheias e estiagens. A Equipe de Campo com a atuação na operação e manutenção de redes de monitoramento hidrometeorológica, inclusive para executar as manutenções corretivas das estações ligadas ao sistema de previsão de eventos hidrológicos críticos, e no processamento e difusão de dados e informações.

Resultados esperados:
1- Sistema integrado de previsão de eventos hidrológicos operando e funcionando adequadamente; 2 - Sala de Situação instalada abrigando a equipe técnica e com todos os equipamentos funcionando; 3 - Rede de estações hidrometeorológicas da ANA modernizadas e integradas com a Sala de Situação; 4 - Boletins, avisos e outros meios de comunicação com informações sobre eventos hidrometeorológicos críticos disponibilizados, em tempo real, para os órgãos de Defesa Civil e outras instituições do poder público.

Responsável:
Guilherme Xavier de Miranda Jr.

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/02/2013 00:00:00