EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Mudanças climáticas e seus efeitos sobre o regime hídrico, eventos hidrológicos extremos e qualidade das águas no sul do Brasil
Mudanças climáticas e regime hídrico no sul do BR
Código: 6310830

Problema:
Estudos recentes mostram que as mudanças no clima aumentam a amplitude das variáveis meteorológica, especialmente a temperatura e a precipitação, o pode causar eventos adversos como estiagens, tempestades, inundações e ondas de calor mais frequentes e mais intensas. A ocorrência desses eventos, via de regra, são associadas a grandes perdas econômicas e de vidas em diferentes regiões do planeta. Os impactos relacionados a estes eventos, como a perda da biodiversidade, aumento do nível dos oceanos, perdas na agricultura e na geração de energia já estão afetando algumas regiões do Brasil. O furacão Catarina e as secas recorrentes na Amazônia e no Sul do Brasil são algumas das evidências que remetem as mudanças do clima do planeta. A partir dessas constatações, torna-se necessário o entendimento dos processos envolvidos no aquecimento global e seus impactos em sistemas hidrológicos fechados como as bacias hidrográficas, a fim de identificar, prevenir e propor medidas mitigatórias.

Objetivos:
Estudar as mudanças climáticas e o seu impacto sobre o regime hidrológico, através de modelos de simulação numérica para bacias hidrográficas experimentais no Estado de Santa Catarina.

Metodologia:
Serão utilizados dados hidrometeorológicos e de solos (levantamentos, uso e ocupação das terras e relevo) disponíveis na Epagri/Ciram. Esses dados serão compilados a partir do modelo hidrológico Soil and Water Assessment Tool (SWAT) e serão simulados, a partir de modelos climatológicos de projeções futuras (IPCC), os seguintes cenários: cenário atual (condições climáticas atuais); cenário climatológico (baseado nos dados do modelo Precis para o período de 1961 a 1990); cenário otimista (baseado nas projeções futuras de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa) e cenário pessimista (baseado nas projeções futuras de aumento de emissões de gases causadores do efeito estufa). Os resultados obtidos em cada cenário serão comparados com os demais a fim de se identificar e quantificar as alterações na disponibilidade de água superficial, nos padrões hidrometeorológicos e no transporte de sedimentos na bacia hidrográfica do Rio Camboriú.

Resultados esperados:
Diagnostico das principais mudanças climáticas futuras no Estado de Santa Catarina; Estabelecimento das relações entre as mudanças no padrão de precipitação e temperatura e os impactos no regime hidrossedimentológico da bacia hidrográfica do Rio Camboriú - SC; Difusão dos resultados da pesquisa a partir da publicação de um artigo científico em periódico indexado, dois trabalhos publicados em evento científico e um seminário para técnicos relacionados ao tema da pesquisa.

Responsável:
Everton Blainski

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/01/2014 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2016 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Everton Blainski CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Iria Sartor Araujo CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Luis Hamilton Pospissil Garbossa CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental