EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:22/09
inverno4.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Avaliação da qualidade geométrica dos produtos cartográficos do Levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina realizado no período de 2010 a 2012
qualidade dos produtos cartográficos
Código: 6311364

Problema:
O controle de qualidade de um produto cartográfico é uma fase extremamente importante no processo de produção de mapas. O Levantamento Aerofotogramétrico de Santa Catarina realizado no período de 2010 a 2012 gerou um conjunto de produtos cartográficos que necessitam de validação quanto à sua precisão geométrica para que a confecção de mapas e modelos derivados dele sejam confiáveis.

Objetivos:
Avaliar a qualidade geométrica dos produtos cartográficos do Levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina (2010 a 2012) segundo o Padrão de Exatidão Cartográfica - PEC.

Metodologia:
Para realizar o controle de qualidade geométrica de produtos cartográficos, é necessário coletar pontos em campo e identificá-los no produto cartográfico que se pretende analisar. Com base nas diferenças de coordenadas entre esses pontos, calcula-se o erro padrão, que por sua vez, define a escala do produto analisado. São necessários no mínimo 20 pontos bem distribuídos para cada área de estudo. Pretende-se utilizar como áreas amostrais, para o levantamento dos pontos de referência, as sete Microbacias Monitoradas de Santa Catarina e a Microbacia do Rio da Prata, onde também será utilizada para restituição fotogramétrica da hidrografia. Etapas da pesquisa: Planejamento de campo; Levantamento e processamento dos pontos de controle planialtimétrico; Análise da qualidade geométrica – PEC planimétrico e altimétrico; Treinamento, restituição fotogramétrica e refinamento da hidrografia; Análise, publicação e divulgação dos resultados; Elaboração do relatório final e prestação de contas.

Resultados esperados:
Com essa pesquisa se espera verificar e validar a qualidade geométrica, segundo o Padrão de Exatidão Cartográfica, das ortofotos e do modelo digital de elevação - MDE do aerolevantamento realizado em Santa Catarina: Corroborar com a iniciativa do estado em produzir e disponibilizar, aos usuários e/ou geradores de produtos cartográficos, um conjunto de produtos com qualidade, atual e de grande escala; Capacitar a equipe em restituição fotogramétrica para geração de novos produtos cartográficos utilizando pares estereoscópicos; Publicar os resultados em revistas nacional/internacional e em eventos de CT&I.

Responsável:
Juliana Mio de Souza

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 07/10/2014 00:00:00
Fim previsto: 31/05/2017 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Carlos Alberto Rockenbach CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Denilson Dortzbach CIRAM - Ordenamento Ambiental
Everton Vieira CIRAM - Geoprocessamento
Guilherme Xavier de Miranda Jr. CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Juliana Mio de Souza CIRAM - Geoprocessamento
Kleber Trabaquini CIRAM - Geoprocessamento
Thobias Leôncio Rotta Furlanetti Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Valci Francisco Vieira CIRAM - Geoprocessamento