EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Verão
Início:21/12 Fim:20/03
verao2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

ÁREAS POTENCIAIS PARA O CULTIVO DO OLIVEIRA (Olea europaea) COM BASE EM INDICADORES AGROMETEOROLÓGICOS
ÁREAS POTENCIAIS PARA O CULTIVO DO OLIVEIRA
Código: 6313877

Problema:
O estado de Santa Catarina possui grande diversidade em microclimas. Esta condição favorece cultivo de diversas espécies, entre elas, fruteiras de clima temperado. Avaliações parciais das primeiras pesquisas fitotécnicas conduzidas com algumas variedades de oliveira confirmam o potencial produtivo das plantas e a alta qualidade do azeite, permitindo a inclusão da espécie como uma alternativa de diversificação produtiva para a fruticultura nacional e regional. A cultura da oliveira necessita de condições climáticas próprias para indução floral, quebra de dormência, polinização, frutificação e maturação de frutos. Considerando-se que existe cultivares com diferentes exigências climáticas é possível definir áreas de menor risco para cada grupo, especialmente grupos de exigência de frio. Entretanto, é notória a falta de um trabalho técnico mais detalhado considerando os riscos climáticos para identificar as áreas potenciais de cultivo da espécie no Estado de Santa Catarina.

Objetivos:
• Identificar as áreas potenciais ao cultivo de oliveira no estado de Santa Catarina; • Analisar riscos climáticos associados ao cultivo da Oliveira em Santa Catarina. • Gerar o mapa de espacialização das áreas potenciais de cultivo da oliveira no Estado.

Metodologia:
Sub-atividade 1 - Levantamento das principais exigências climáticas e escolha dos índices bioclimáticos da oliveira. Sub-atividade 2 - Cruzamento dos dados de exigências bioclimáticas da espécie com a disponibilidade climática do Estado de Santa Catarina. A necessidade de gerar informações espaciais para o planejamento das áreas agrícolas reforça a importância do emprego de análise espacial combinada com técnicas de análise multicritério. Sub-atividade 3 - Consistência dos resultados. Serão consultados pesquisadores e profissionais ligados à atividade para checagem dos dados gerados quanto a indicação de áreas potenciais de cultivo da espécie. Sub-atividade 4 - Espacialização dos resultados obtidos (riscos climáticos e área potenciais).

Resultados esperados:
Mapas com riscos climáticos e as áreas potenciais para o cultivo da oliveira em Santa Catarina. Publicação de uma tecnologia.

Responsável:
Cristina Pandolfo

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 02/05/2018 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2019 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Cristina Pandolfo CIRAM - Zoneamento Ambiental
Eduardo Cesar Brugnara CEPAF - Equipe de Pesquisa
Luiz Fernando de Novaes Vianna CIRAM - Zoneamento Ambiental
Wilian da Silva Ricce CIRAM - Zoneamento Ambiental