Verão
verao1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Avaliação do potencial de geração solar fotovoltaica nas 10 regiões climáticas de Santa Catarina
Energia solar_SC

Problema:
Os custos com energia no campo são altos e consomem grande parte do investimento de produção. Para o agricultor familiar, essa preocupação vem sendo minimizada diante da facilidade de acesso ao crédito para instalação de sistemas solares. O Pronaf financia projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Na linha do Pronaf ECO, a taxa de juros é de 2,5% ao ano com limite de R$ 165 mil por beneficiário e prazo total de 10 anos para pagamento. O desempenho de um coletor de calor depende muito de sua localização. A intensidade solar é adversamente afetada por nuvens, neblinas, e outros tipos de absorção atmosférica. A radiação solar incidente sobre a superfície terrestre varia temporalmente devido a fatores climáticos, geográficos e astronômicos. A transmissividade da radiação solar na atmosfera é dependente de fatores da dinâmica atmosférica, envolvendo fatores como pressão do ar, umidade e tipo de nuvem.

Objetivos:
Avaliar o potencial de geração solar fotovoltaica nas 10 regiões climáticas de Santa Catarina.

Metodologia:
A fonte de dados solarimétricos apresentada pelos mapas é a de maior confiabilidade disponível. São utilizados os dados de irradiação solar global horizontal, fornecidos em (kWh/m²/dia), para a obtenção de dados de capacidade local de geração de energia elétrica e de dimensionamento do sistema solar fotovoltaico. Com base no Atlas Solarimétrico e nos dados de desempenho de sistemas fotovoltaicos em operação é que, por meio do Atlas Fotovoltaico do Brasil, estima-se o desempenho de um sistema fotovoltaico em qualquer parte do país. Para o estudo e previsão do bom funcionamento de sistemas por energia solar as medidas solarimétricas são indispensáveis. A partir do histórico das medidas é possível implantar sistemas térmicos e/ou fotovoltaicos que garantam o máximo aproveitamento. O mapa de radiação solar de cada região será determinado utilizando o software ArcGIS 10.3, a partir dos valores médios de radiação nos diferentes períodos do ano, determinando o potencial solarimétrico.

Resultados esperados:
1- Estudo da Radiação global horizontal, insolação diária média e radiação global incidente no plano do painel fotovoltaica (inclinado) para as 10 regiões climáticas; 2- Estudo do coeficiente de transmissividade atmosférica (Kt); 3- Mapa com a Identificação das regiões em Santa Catarina com maior potencial de geração de energia fotovoltaica; 4- Aplicação na Extensão Rural através da análise dos diferentes usos de energia solar no meio rural (por exemplo, bombeamento de água);

Responsável:
Éverton Blainski

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/11/2019 00:00:00