EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:20/06
outono1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

CARACTERIZAÇÃO BIOCLIMÁTICA DE CULTIVARES DE MACIEIRA
BiocliMaça
Código: 6314658

Problema:
: Apesar da disponibilidade de diversos cultivares, a cadeia produtiva da maçã no Brasil está baseada em apenas duas, Gala e Fuji, levando a plantios em regiões com clima não adequado a elas. Disso decorrem problemas de ordem fisiológica que impactam a produção e a qualidade do produto. A influência da interação entre Genótipo e Ambiente (GxA) é bastante grande na macieira e em função disso, cada cultivar apresenta características bioclimáticas bastante específicas (adaptação ao clima) quando cultivada em ambientes distintos. As informações relativas à adaptação, ou seja, valores específicos das variáveis climáticas que causam problemas em cada estádio fenológico nos cultivares de macieira, são, muitas vezes, determinadas empiricamente e, vez ou outra, contraditórias.

Objetivos:
determinar os valores específicos das variáveis climáticas que influenciam na resposta fenotípica (Caracterização bioclimática) de cultivares de macieira, para desenvolver um modelo matemático de estimação de um “Índice de Adaptação” de cada cultivar às diversas regiões de produção de maçã no Estado de Santa Catarina

Metodologia:
o requerimento em frio dos cultivares serão determinados pelo teste de estacas de gema única. Para as outras variáveis climáticas, que influenciam o comportamento da planta ao longo do ciclo produtivo, como temperatura e umidade, serão acessadas informações na literatura e coletados dados empíricos junto aos produtores e técnicos. Esses dados serão sistematizados e analisados para definir os valores base de cada variável que impactam a macieira em cada estádio de desenvolvimento ao longo do ciclo.

Resultados esperados:
caracterização bioclimática dos principais cultivares de macieira disponíveis no Brasil definida por valores base de que influenciam biologia do cultivar. Isto é necessário para os estudos, a seguir, de indicação das áreas potenciais de cultivo, e estabelecimento do “Índice de adaptação” para cada cultivar. Com esta informação/recomendação espera-se motivar os produtores para promoverem a diversificação varietal regionalizada, com o plantio de variedades mais adaptadas em cada mesoclima, minimizando diversos problemas relativos ao plantio de variedades não adaptadas, levando a uma produção regular e economicamente viável de maçãs ao longo do tempo.

Responsável:
Gabriel Berenhauser Leite

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/10/2019 00:00:00
Fim previsto: 30/11/2021 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Gabriel Berenhauser Leite Ciram - Zoneamento Ambiental
Marcelo Couto EECD - Equipe de Pesquisa
Marcus Vinicius Kvitschal EECD - Equipe de Pesquisa